Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Patos, PB, Brazil
Professor de Filosofia e Literatura na Rede Privada de Ensino desde 2003 (Colégio Compacto); professor de Língua Inglesa no Município de São Mamede (CENEC); Militante Sindicalista ligado ao SINFEMP (Patos e São Mamede); Diretor Estadual de Imprensa e Divulgação da CTB/PB

sábado, 12 de janeiro de 2013

ADMOESTAÇÕES DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS III

DA OBEDIÊNCIA PERFEITA


1Diz o Senhor no Evangelho: “Quem não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo” (Lc 14,33), 2e: “Quem quiser salvar sua alma, perdê-la-á” (Mt 16,25). 3Abandona tudo quanto possui e perde o seu corpo aquele que a si mesmo abandona inteiramente à obediência nas mãos do seu prelado.

4E tudo o que faz e diz, sabendo que não contraria a vontade dele, e sendo bom o que faz, é obediência verdadeira. 5E se acaso o súdito vê algo melhor e mais útil à sua alma do que aquilo que o prelado ordena, sacrifique a Deus o seu conhecimento voluntariamente, e se aplique com firmeza a cumprir as ordens do prelado, 6pois nisto é que consiste a verdadeira obediência feita por amor, que satisfaz a Deus e ao bem do próximo.

7Entretanto, se o prelado der ao súdito alguma ordem contrária à alma, este todavia não se separe dele, mas não é lícito obedecer-lhe. 8E se por esse motivo tiver de suportar perseguições da parte de alguém, que então o ame ainda mais por amor de Deus. 9Pois aquele que prefere aturar perseguições a querer ficar separado de seus irmãos, permanece verdadeiramente na perfeita obediência, porque “dá a sua vida pelos irmãos”. (Jo 15,13).

10Há efetivamente muito religiosos que, sob o colorido de verem coisas preferíveis às que os prelados ordenam, “olham para trás” (Lc 9,62) e “voltam a vômito de sua vontade própria” (Pr 26,11). Esses tais são homicidas e, por seus maus exemplos causam a perdição de muitas almas.

Nenhum comentário: