Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Patos, PB, Brazil
Professor de Filosofia e Literatura na Rede Privada de Ensino desde 2003 (Colégio Compacto); professor de Língua Inglesa no Município de São Mamede (CENEC); Militante Sindicalista ligado ao SINFEMP (Patos e São Mamede); Diretor Estadual de Imprensa e Divulgação da CTB/PB

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Mantega: “Estou abismado com o nível das críticas”



Acusado de cometer "manobras contábeis" para cumprir a meta fiscal em 2012, ministro da Fazenda se diz "estarrecido com esses raciocínios estapafúrdios". PSDB alega que governo está mascarando aumento de gastos e, como sugeriu o senador Alvaro Dias, quer ouvir explicações de Guido Mantega no Congresso. Líder tucano na Câmara, Bruno Araújo diz que partido irá protocolar requerimento de convocação ainda nessa semana. 


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, diz que está "abismado" com os ataques que vêm sendo feitos sobre as medidas tomadas pelo governo federal para cumprir a meta do superávit em 2012. "Estou abismado com o nível das críticas", disse Mantega em referência ao que foi chamado de "manobras contábeis" pela oposição – o empréstimo de R$ 400 bilhões a bancos federais não contabilizados como despesa primária.

"Fico estarrecido com esses raciocínios estapafúrdios. Continuamos mantendo a solidez fiscal, apesar do cenário adverso", disse o ministro. Segundo Mantega, o governo foi obrigado a usar "válvulas de escape" devido ao baixo crescimento da economia, das desonerações e da meta fiscal frustrada estaduais e municipais. 

Nesta segunda-feira (7), o líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), afirmou que o partido irá protocolar ainda nessa semana um requerimento de convocação de Mantega e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, para que prestem esclarecimentos no Congresso sobre o que o parlamentar tucano chamou de "maquiagem". Para ele, o assunto é urgente, pois configura uma "alteração na política econômica com graves riscos para o país" - sem confessar que esconde, atrás da palavra "país" sua verdadeira preocupação com a defesa dos interesses do grande capital especulativo.

Preocupação semelhante moveu o senador tucano Alvaro Dias (PSDB-PR) a propor, também, a convocação, afirmando que a estratégia da equipe econômica de "escamotear a realidade fiscal" terá como consequência uma "herança terrível" para o país (ou melhor, para o grande capital especulativo), com aumento da dívida pública e impacto na inflação. O senador se usou de argumentos similares aos de colunistas dodd jornal O Globo, como Merval Pereira e Miriam Leitão.

Mais desonerações em 2013
A resposta de Mantega às críticas foi dada durante uma entrevista ao jornal Valor, na qual anunciou que o governo pretende fazer novas desonerações de impostos em 2013, além das previstas na proposta orçamentária. Segundo ele, o cumprimento da meta do superávit depende do crescimento da economia e do que for decidido a respeito de mais desonerações. Ele está otimista quanto à situação fiscal de 2013: acredita que ela será mais "confortável", diante da previsão do mercado sobre o crescimento do PIB, superior a 3%.

Com informações do portal 247

Nenhum comentário: